Biblioteca de testes para React

Você sabe qual a melhor biblioteca de testes para React? Hoje, o React é utilizado por um grande número de pessoas para criar ferramentas baseadas no JavaScript. Essa solução auxilia times a terem um fluxo de trabalho ágil, funcional e colaborativo.

Mas, para garantir que o código-fonte possa resultar em uma aplicação robusta e funcional, várias adaptações devem ser feitas. A partir de testes, o desenvolvedor consegue identificar problemas, a sua origem e a melhor forma de solucioná-los. Por isso, escolher uma boa biblioteca para os testes é crucial.

Quer saber qual a melhor escolha do mercado? Então acompanhe a leitura para conferir!

O que é uma biblioteca de testes?

A biblioteca de testes é uma solução voltada para identificar e corrigir bugs no código-fonte de uma aplicação. Ela pode ser executada para identificar falhas na execução de funcionalidades, problemas na apresentação de conteúdos ou mesmo erros graves, como vulnerabilidades que levam a vazamentos.

Desse modo, o desenvolvedor pode corrigir os problemas com facilidade e melhorar a performance da aplicação.

Qual a melhor forma de testar componentes no React?

Existem duas formas de executar testes de sistemas. A primeira é iniciando a aplicação e simulando o uso tradicional. Esse teste é chamado de end-to-end test. O nosso post foca na segunda maneira, que se aproveita de uma biblioteca de testes para React para identificar problemas no código-fonte.

Nesse caso, o desenvolvedor realiza a renderização das árvores de componentes em um ambiente virtual simplificado. Assim, é possível confirmar se o código JavaScript consegue apresentar as saídas esperadas para cada ação.

Os distribuidores da React recomendam duas ferramentas para executar esse tipo de avaliação, a Jest e a React Testing Library. Confira a seguir os detalhes principais de cada uma!

React Testing Library

A React Testing Library é um conjunto de ferramentas voltadas para testar cada um dos componentes React que o desenvolvedor utilizar. A avaliação pode ser feita sem depender de detalhes de implementação. Como consequência, a refatoração e a busca por melhores práticas de acessibilidade são adotadas com mais facilidade.

Saiba mais sobre:

Jest

O Jest é um test runner feito em JavaScript. Ele permite que o desenvolvedor acesse o DOM utilizando o jsdom. Assim, alguns componentes do React podem ser testados em um ambiente próximo ao de um navegador.

Saiba mais:

Por que testar o código-fonte é importante?

Criar uma solução de TI que esteja alinhada com as demandas dos usuários é um trabalho complexo. O desenvolvedor deve estar atento às demandas de cada pessoa, avaliar as tendências da área e os recursos disponíveis. Com base no maior número de informações, ele deve planejar uma estratégia eficiente e que entregue um produto com boa usabilidade.

Durante as etapas de criação, o código precisará ser revisado várias vezes para evitar que problemas fiquem na sua versão final. Diante disso, a escolha de uma boa biblioteca de testes para React deve ser feita com cuidado. Assim, o desenvolvedor poderá corrigir erros, identificar bugs de segurança e outras falhas rapidamente e com alta precisão.

Curtiu essa dica? Então veja agora mesmo, em nosso blog, como um aplicativo nativo se diferencia de sistemas feitos com React Native!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *